Todo produto analisado por algum membro da equipe Gustativos terá uma nota, dada em porcetagem (de 0% a 100%). Vários critérios serão avaliados, e alguns deles são considerados mais importates do que outros, por isso eles têm pesos diferentes. Os critérios avaliados e seus pesos na porcentagem são os seguintes:
Sabor: de 0 a 30%.
Relação custo/benefício: de 0 a 40%.
Praticidade da embalagem: de 0 a 20%.
Gostosice da embalagem: de 0 a 10%.
No final os quatro valores são somados. Se o produto receber nota máxima em todos os critérios, então ele será 100%. Se receber nota mínima em todos, será 0%. Sendo 0% equivalente a incomível e 100% equivalente a perfeito.
Se o produto ficar com 50, ele é "mais ou menos". Menos de 50 é nota vermelha, e o produto se enquadra na categoria "não vale a pena". Mais de 50 é nota azul e o produto se enquadra na categoria "vale a pena".
Na nossa opinião, o mais importante de todos os critérios é o sabor. Inicialmente, olhando assim, parece que ele só influenciará em 30% da nota, mas isso é um pouco enganador, pois no critério "relação custo/benefício" o sabor também será avaliado, junto com os critérios da embalagem. O critério "relação custo/benefício" está com uma pontuação alta assim justamente para baixar mais a nota dos produtos que são muito caros.
A praticidade da embalagem é um critério importantíssimo. O mercado está lotado de embalagens invioláveis, e julgamos que o fabricante deve facilitar a vida de quem compra o seu produto, e não dificultar. Várias coisas fazem diferença aqui, mas principalmente a facilidade para abrir e, muitas vezes necessária, a possibilidade de voltar a fechar. O formato da embalagem é prático? É feita de um papel meio podre que rasga fácil e arregaça tudo? Tem uma cola que gruda no produto? Tudo isso e mais um pouco será analisado. A funcionalidade/praticidade da embalagem também influencia na nota do fator "relação custo/benefício".
O que é "gostosice da embalagem"?
Uma embalagem gostosa é uma embalagem bonita, que dá vontade de pegar e ficar olhando. Às vezes é só uma foto muito bonita impressa em uma caixinha, às vezes é uma lata em um formato diferente muito bonito. Enfim, quando você pega a embalagem e pensa: "Que embalagem gostosa!".
Tá, mas uma embalagem bonita deveria dar DEZ pontos ao produto?
Achamos que sim. Pra começar, a gente nem vê as embalagens feias no mercado, e são produtos que não chamam a atenção. Ok, mas se fosse só por isso, não tiraríamos ponto do produto. Acontece que o nosso cérebro é influenciado pela embalagem para sentir o sabor do produto. Uma prova disso é quando alguém olha para um catálogo de picolés da Kibon e começa a babar. E uma embalagem gostosa dá um gás a mais na relação que temos com o produto. Sem falar que os fabricantes gastam uma grana preta com bons designers pra fazer embalagens bonitas. Enfim, achamos que o produto merece uma nota por isso.
Ao final de cada post você poderá ver qual membro da equipe o escreveu. Vale salientar que um post reproduz a opinião apenas daquele membro, e não da equipe inteira. Com excessão de casos onde o contrário está especificado. Mais de um membro poderá fazer a análise, e então as notas serão somadas e divididas pelo número de membros que fez a análise. Geralmente isso acontecerá depois do post ser publicado (via edição do post), pois os membros escrevem independentemente, e um membro pode ficar com vontade de dar a sua opinião sobre o mesmo produto. Para não criar mais um post sobre o mesmo produto, as opiniões serão mescladas, com excessão de quando os membros tiverem opiniões mortalmente divergentes. Neste caso, mais um post será criado.
Cláusulas de excessões:
Cláusula 1: Em casos extremos o analisador poderá dar notas negativas para os critérios que ele achar pertinente. Mas nota negativa é somente em casos extremos mesmo. Por exemplo: cortar o dedo abrindo a embalagem (se for culpa da embalagem e não por retardadice mental) ou vomitar ao comer o produto, de tão ruim (se ele não estiver estragado, claro). Quando isso acontecer, o motivo da nota negativa estará esclarecido.
Cláusula 2: Em alguns casos o analisador poderá dar pontos extras ou tirar pontos, mediante uma boa explicação para fazer isso, caso haja algum fator não previsto no padrão do sitema de notas.
P.S.: Em princípio não estamos preocupados se o produto é saudável, se dá câncer, se engorda, se tem cálcio suficiente, se leva glúten, etecétera. Então essas coisas, em princípio, não deverão influenciar na nota. Se o analisador julgar necessário, fará uso de alguma das cláusulas de excessões para dar ou tirar pontos e os justificará.
P.S. 2: Temos a intenção de nos conter e nunca dar notas muito altas, para manter um padrão de notas parecido com o IMDb.
P.S. 3: O bom senso sempre vai imperar neste blog.